Qual o melhor ajuste de câmera na Fotografia de Alimentos?


Fotografar alimentos exige um olhar técnico, artístico e cuidadoso, tanto por parte do fotógrafo quanto do food stylist. Ambos devem estar em sintonia com o tipo de alimento ou bebida a ser fotografado para que combine a iluminação, decoração e ambiente do local onde estiver sendo fotografado.

Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.

Por isso, é importante notar que lentes e câmeras fazem a diferença também, além do alimento estar bem apresentado, fresco e "apetitoso"! No entanto, muitos fotógrafos cometem um grave erro ao utilizar a câmera na hora de fotografar alimentos: o uso do modo Automático. Tal modo deve ser evitado na fotografia de alimentos, principalmente o flash direto embutido na própria câmera!

Nestes casos, utilize o modo Manual para exposição (ISO), velocidade do obturador (shutter speed) e diafragma (aperture). Mas para isso, entenda sua câmera, faça (muitos) testes e visualize suas fotos na tela do computador antes de tomar uma decisão final, pois muitas vezes a impressão que se tem no monitor da câmera pode variar (e muito) em relação ao que se vê na tela.

1 - O diafragma lhe dará profundidade de foco (fundo focado ou desfocado);

2 - O shutter speed fará com que a foto saia "borrada" ou não. Por ser alimentos estáticos, poderá usar um shutter speed de valor baixo, por exemplo, 1, 2, 3 ou mais segundos de exposição, desde que utilize um tripé;

3 - O ISO compensará na exposição da foto, ou seja, deixará mais clara ou escura. Recomenda-se valor baixos como 100 ou menos para evitar "ruídos" ou "granulação" na imagem.

#luznatural #técnicadefotografia #photography #fotocomida #sobremesa #ISO #aperture #shutterspeed #fotografodealimentos #iluminação #fotodecomida #culinária #fotógrafodealimentos #foodstylist #comida #alimentos #gastronomia #direcaodearte #fotógrafo #fotografia

0 views

© 2020 Picturegraphie    |    São Paulo/SP    |    11 - 98674 - 0779