Saiba como obter resultados profissionais na fotografia de alimentos com apenas uma iluminação artif


Fotografar alimentos em suas mais diversas formas, bem como bebidas, bares e restaurantes, chefs de cozinha ou algum produto gastronômico específico exige um cuidado especial na hora de captar a imagem para que se obtenha resultados de acordo com a necessidade do fotógrafo e, eventualmente, de seu cliente. Por isso, é importante conhecer aspectos básicos de composição, iluminação, direção de arte (food styling) e saber como tirar melhor proveito de cada alimento.

No entanto, saber qual tipo de iluminação adequada, posicioná-la da forma correta e aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis no local da sessão de fotos é essencial para o resultado final. Sendo assim, mostrarei aqui uma forma simples e rápida para se fotografar alimentos utilizando apenas uma única fonte de luz artificial.

Neste post, todas as fotos foram feitas com apenas uma fonte de luz, utilizando um softbox (uma espécie de caixa com uma ou mais lâmpadas cobertas por uma tela leitosa para suavizar a fonte de luz) e uma lâmpada de LED de W. Para criar o efeito de uma segunda fonte de luz, utilizei um rebatedor de isopor nas medidas 1m x 50cm. No primeiro exemplo, utilizei um spot de luz de 27cm de diâmetro (estilo softbox, mas no formato cônico) posicionando a fonte de luz (2 lâmpadas de 16W cada e 6500K) a aproximadamente 45° do objeto, deixando-a quase em cima do prato e o rebatedor na posição contrária, justamente para rebater a luz e ao mesmo tempo remover a sombra causada pelo pote, colher e limão.

No segundo exemplo logo abaixo, um softbox maior (68cm x 59cm) com lâmpada de LED (24W 6500K) foi colocado um pouco abaixo do degrau onde estão os potes de tempero (para criar um aspecto diferente do padrão) e a placa rebatedora de isopor no lado oposto, justamente para rebater por completo a luz emitida pelo softbox (e não deixar o fundo escuro por conta da tonalidade do piso, igualando a foto como um todo). Repare que o rebatedor, dependendo da distância no qual é posicionado do objeto, funciona quase que como uma segunda fonte de luz artificial semelhante ao softbox.

Usando a criatividade e testando outras formas de se fotografar com luzes e rebatedores, técnicas simples como essa podem trazer resultados profissionais para o fotógrafo de alimentos/produtos sem que precise gastar muito com equipamentos caros ou com excesso de iluminação em estúdios alugados.

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