Por que usar um intervalômetro na fotografia de alimentos?


Quando fotografamos alimentos, bebidas, aquela sobremesa de dar água na boca ou mesmo estabelecimentos como bares e restaurantes, sempre buscamos uma imagem nítida, livre de ruídos (granulação) e bem focada. Devemos buscar a melhor maneira de obter uma foto "limpa" e concentrar os esforços em 3 conceitos básicos: foco, estabilização e nitidez. Nesse post, vamos falar sobre como obter uma imagem estabilizada, mesmo com a câmera apoiada em um tripé ou sobre uma superfície mais rígida.

Quando precisamos fotografar em locais mais escuros com pouca iluminação, temos que exigir mais dos recursos de nossa DSLR. No entanto, para mantermos uma imagem com baixo ruído (pouca ou nenhuma granulação), devemos procurar manter o ISO baixo (aproximadamente até o valor 100). Nesses casos, o tempo de exposição deverá ser alto para compensar a deficiência de luz, deixando a imagem com o brilho que precisamos.

E para atingir bons resultados e fazer com que a imagem saia a mais nítida possível, utilizar um intervalômetro conectado diretamente à câmera (foto abaixo) pode ser uma alternativa extremamente simples e eficaz para o fotógrafo.

Ao invés de clicar no disparo direto localizado no corpo de sua DSLR (foto A), poderá clicar com o botão externo do intervalômetro (foto B) sem sequer tocar na câmera. Por mais sensível que seja o toque direto no botão de sua câmera, uma leve trepidação ao soltar o botão poderá interferir em movimento, causando pequenos "borrões" na imagem (às vezes quase que imperceptíveis a olho nú ou através do LCD da câmera). Dessa forma, utilizando um intervalômetro, suas foto tem menos chances de sairem tremidas ao clicar com tempos de exposição maiores.

Uma outra vantagem de se usar um intervalômetro é poder, ao mesmo tempo, fazer algum ajuste no alimento enquanto segura o dispositivo e dispara a máquina, caso esteja trabalhando sem a ajuda de outra pessoa. Por exemplo, ao fotografar um pedaço de bolo onde pretenda simular um punhado de açúcar caindo naturalmente sobre ele, você poderá ao mesmo tempo, se posicionar ao lado do prato com o açúcar em mãos (fora do enquadramento da imagem, claro) enquanto segura o intervalômetro conectado à câmera com a outra mão. Assim, além de poder ficar livre para jogar o açúcar, saberá que sua câmera não sofrerá nenhuma trepidação.

Ajustes: ISO 100; íris f/9.0; vel. exposição 2 segundos.

Por fim, não basta apenas fazer o uso de equipamentos externos à câmera sem ajustar devidamente os elementos mais básicos de sua DSLR: ISO, íris e a velocidade de exposição da câmera. Combinados com uma lente de qualidade e com um ajuste de foco preciso, com certeza suas fotos sairão muito mais apetitosas e livres de trepidações.

Dica bônus: ao utilizar a câmera em um tripé ou apoiada sobre uma superfície rígida, desligue o estabilizador de imagem de sua lente (quando houver) para que não haja conflito de ajuste na estabilização da imagem.

#fotografiadealimentos #fotografia #fotógrafo #fotógrafodealimentos #gastronomia #comida #fotodecomida #culinária #técnicadefotografia #blogdefotografia #fotocomida

0 views

© 2020 Picturegraphie    |    São Paulo/SP    |    11 - 98674 - 0779