5 Estratégias de Vídeos para aumentar sua audiência (e atrair novos clientes).


Se você é daqueles que ainda não estão convencidos que vídeos online podem fazer a diferença no seu negócio, seja físico ou online, aumentar suas vendas e atrair novos clientes, então pode começar a mudar seu mindset. De acordo com o YouTube, o segundo maior buscador de conteúdo online do mundo (apenas atrás do Google), existem mais de 1 bilhão de usuários que assistem 1 bilhão de horas de vídeos por dia!

São números estratosféricos? Sim! Meu vídeo poderia facilmente se perder em meio aos mais assistidos da Internet? Não, se você souber aplicar algumas das estratégias que existem no Marketing digital para vídeos e saber qual público quer atingir. Por isso, logo abaixo, verá 5 delas que separei para que possa começar a se acostumar com a linguagem dos vídeos online e tirar maior proveito dessa poderosa ferramenta de divulgação.

1 - Comece pela sua audiência.

Antes de começar a produzir um vídeo (seja com fotos como esse acima) ou com vídeos propriamente dito, entenda o que seu cliente (ou futuros clientes) buscam e desejam ter como solução de algum problema ou necessidade. Por exemplo, se você é um fotógrafo de sobremesas e/ou doces, mas de vez em quando fotografa alguns pratos para restaurantes, não misture os produtos em um mesmo vídeo. Faça vídeos separados. Assim, poderá divulgar cada um deles para o cliente certo e não deixar dúvidas na hora de oferecer o serviço.

2 - Faça vídeos que durem o tempo necessário para apresentar seu produto ou serviço.

Devo fazer vídeos de 30 segundos, 1 minuto ou mais? Não existe uma resposta ideal com o tempo exato para se fazer um vídeo. O importante é mostrar o mínimo suficiente de seu trabalho para que os outros possam assistí-lo de maneira confortável e compreensível. Claro que, se em um vídeo de 10 a 15 fotos de pratos variados, cada foto tiver a duração de 20 segundos, além de monótono, quem assiste irá desistir nas primeiras 5 fotos e seu trabalho será em vão. Em média, uma foto é bem visualizada entre 3 e 5 segundos no caso de haver apenas imagem e não textos. Com textos adicionados às imagens, o tempo pode aumentar entre 2 e 3 segundos a mais.

3 - Utilize imagens de alta qualidade.

As câmeras de celulares estão cada vez melhores em recursos e qualidade das lentes. Mas se seu objetivo é mostrar um conteúdo que vende e atrai, recomendo que use a mesma câmera fotográfica que utiliza em seus trabalhos do dia-a-dia (mesmo que seus vídeos com fotos sejam vistos na Internet onde a resolução de 72dpi por imagem é aceitável se comparada aos 300dpi que são utilizadas para impressão). Ainda mais que, nas máquinas fotográficas (mesmo as semi-profissionais) o recurso de Modo Manual é a melhor opção para ajustar a exposição ideal de suas imagens.

4 - Use referências.

Ter referências de outros profissionais que usam vídeos em seus portfólios para divulgar seus trabalhos de fotografia de alimentos é muito importante. Porém, evite copiá-los. Uma das partes mais importantes dos fotógrafos é o processo criativo. Existem inúmeras alternativas para se explorar na Internet para que possa fazer vídeos atraentes para seus clientes que dificilmente você encontrará trabalhos iguais. Uma das ferramentas que recomendo é a plataforma Motion Array. Lá, você encontrará templates para After Effects, músicas, vídeos, entre outros elementos para criar vídeos profissionais e diferentes (como este acima feito com template para After Effects).

5 - Divulgue seu vídeo.

Assim que criar e editar seu vídeo, está na hora de divulgá-lo. Não basta apenas deixá-lo em seu canal de YouTube aguardando que as pessoas o encontrem, curtam e comentem. É preciso divulgar (não necessariamente pagando anúncios), mas expô-lo ao maior número de pessoas possíveis. Poste em suas redes sociais, faça um trabalho de SEO sólido e verá que suas chances de exposição aumentarão significativamente. Recomendo que visite o canal do Alex Vargas onde ele dá dicas valiosas de SEO e Marketing Digital para YouTube e mídias sociais. E caso possua um site de portfólio, recomendo que utilize a ferramenta grátis do Google Search Console para ajudá-lo a medir o tráfego, performance e posicioná-lo na ferramenta de buscas número 1 do mundo!

Dica EXTRA: procure chamar a atenção das pessoas nos primeiros 5 a 7 segundos de seu vídeo. Nesse período, a pessoa decidirá se continuará ou não assistindo seu vídeo até o fim (ou pelo menos a maior parte dele). Comece apresentando de fato o propósito de seu vídeo logo no início e deixe o restante do conteúdo para o meio e fim. Na maioria dos casos, a taxa de retenção da audiência é maior e mais fiel aos seus próximos vídeos.

Fazer vídeos para negócios é uma excelente oportunidade de estar à frente de seus concorrentes, divulgar seus produtos e/ou serviços de uma forma mais dinâmica e atrair pessoas que buscam por uma solução ou necessidade, mas que não dispõem de muito tempo para textos longos e cansativos. Comece com vídeos simples e vá adicionando elementos de acordo com seu tempo e resultados alcançados, sempre objetivando seu cliente e suas necessidades de compra e atendimento.

#fotografiadealimentos #youtube #fotografia #fotógrafo #fotógrafodealimentos #fotodecomida #fotografodealimentos #videodecomida #redessociais #blogdefotografia #fotocomida

0 views

© 2020 Picturegraphie    |    São Paulo/SP    |    11 - 98674 - 0779