Devo fotografar alimentos no estúdio ou no próprio local?


Quando olhamos para uma fotografia de alimentos ou de produtos com um olhar mais técnico, conseguimos perceber o ângulo que foi tirada, a direção da luz predominante e até mesmo o tipo de lente usada. Porém, nem sempre é fácil notar se a foto foi produzida em estúdio, com total controle da luz e do fundo ou se foi tirada no próprio estabelecimento comercial, por exemplo, em um restaurante, um bar, uma lanchonete ou um espaço onde o alimento é servido.

Escolher o local a ser fotografado nem sempre é uma opção do fotógrafo, até por conta de orçamento do cliente ou preferência pela escolha do ambiente. No entanto, é possível controlar a luz para a foto mesmo em locais onde haja a incidência de diferentes fontes de luzes e deseja-se utilizar apenas uma delas. Isso pode ser obtido através de rebatedores ou "bandeiras", que são pequenas placas de cor preta que servem para bloquear qualquer fonte de luz, seja por cima ou pelas laterais do prato. Mas para isso, é necessário espaço e ajuda para preparar todo cenário.

Já em estúdio (foto abaixo), o controle pode ser maior, pois todo equipamento necessário está no local, o fotógrafo já está acostumado com o ambiente e pode-se obter 95% dos efeitos pretendidos pelo cliente como se estivesse fotografando no próprio local como, por exemplo, imitar a luz natural proveniente de uma janela ou reflexos de sol que contrastem com o fundo.

#luznatural #técnicadefotografia #photography #fotografodealimentos #fotodecomida #fotocomida #comida #culinária #fotógrafodealimentos #foodstylist #gastronomia #fotógrafo #fotografia

0 views

© 2020 Picturegraphie    |    São Paulo/SP    |    11 - 98674 - 0779