top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

A Direção de Arte na Fotografia de Alimentos

Atualizado: 5 de mar. de 2023


Fotografia de Alimentos

Toda imagem, seja ela extraída de um frame em um vídeo, uma fotografia, um painel publicitário, rede social ou em qualquer outro meio de comunicação visual, possui sua própria história, contada por quem busca transmitir uma informação para diferentes tipos de público e em diferentes mídias (social, TV, cinema, web, mobile, etc...).

Uma fotografia de alimentos que busca valorizar ainda mais o prato e a composição para atingir uma qualidade de imagem ainda maior deve ter a preocupação em ter uma direção de arte apropriada, estudada e bem dirigida ao público e propósito nos quais ela será apresentada.


E, além do olhar crítico do fotógrafo e do cuidado no preparo do alimento (por quem quer que seja), o diretor de arte torna-se uma peça fundamental na elaboração e montagem de cada elemento da fotografia gastronômica.

É o diretor de arte que se preocupa em combinar cada um dos elementos que compõe a imagem, a paleta de cores, os objetos que servirão de decoração e/ou suporte ao alimento principal na imagem (quando necessário), o cenário/ambiente e o aspecto (também conhecido como "clima") que darão ainda mais vida ao prato ou alimento em questão.


Fotógrafo, chef/cozinheiro/preparador(a) do prato e diretor de arte devem estar em perfeita sintonia na apenas na hora do clique, mas muito antes de prepararem o alimento, o cenário ou o equipamento.


Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.


Se você busca aprimorar ainda mais suas fotos de alimentos elevando o nível de profissionalismo e também da qualidade, sempre que possível (e dependendo do seu orçamento), contrate um diretor de arte de alimentos (também conhecido como food stylist), pois serão aqueles "simples" detalhes na imagem, seja no próprio alimento ou em volta dele, que farão suas fotos valorizarem ainda mais!


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page