Search
  • Douglas

A Importância da (simples) Iluminação na Fotografia de Alimentos


Entender e saber utilizar apropriadamente a iluminação (natural ou artificial) para compor e expor corretamente sua foto de alimentos ou bebidas é a chave para se obter uma imagem digna de cardápios, livros de receita ou editorial gastronômico e apresentá-los de forma que o mesmo provoque aquela vontade súbita de desejo imediato! 😋

Uma simples iluminação de LED, um refletor ou rebatedor ou até mesmo a iluminação natural proveniente de uma janela durante o dia pode criar o ambiente ideal para se produzir a luz perfeita para a grande maioria das fotografias de alimentos.

Nem sempre o mais é mais. Alguns fotógrafos estão acostumados a fotografar em grandes estúdios com equipamento de ponta, luzes de LED sofisticadas e equipamentos que somente alguns milhares de reais podem comprar.


No entanto, a boa notícia é que é possível sim produzir fotos extremamente profissionais se você entender o tipo de equipamento e recursos que tem em mãos e saber tirar o máximo de proveito com o tipo de alimento ou bebida que irá fotografar.


E como você pode fazer isso? Testando, praticando, errando, analisando e corrigindo cada elemento da imagem (luz e sua intensidade/cor/tamanho/direção/posicionamento, composição, direção de arte, comprimento angular) para que possa chegar a um denominador comum e criar sua história na fotografia de alimentos.

Foto tirada utilizando apenas luz natural.

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

#fotografia #fotógrafo #fotodecomida #fotografodealimentos #iluminação

© 2021 Picturegraphie    |    São Paulo/SP