top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

A Importância da (simples) Iluminação na Fotografia de Alimentos

Atualizado: 18 de mai. de 2022


Fotografia de Alimentos

Entender e saber utilizar apropriadamente a iluminação (natural ou artificial) para compor e expor corretamente sua foto de alimentos ou bebidas é a chave para se obter uma imagem digna de cardápios, livros de receita ou editorial gastronômico e apresentá-los de forma que o mesmo provoque aquela vontade súbita de desejo imediato! 😋



Uma simples iluminação de LED, um refletor ou rebatedor ou até mesmo a iluminação natural proveniente de uma janela durante o dia pode criar o ambiente ideal para se produzir a luz perfeita para a grande maioria das fotografias de alimentos.

Nem sempre o mais é mais. Alguns fotógrafos estão acostumados a fotografar em grandes estúdios com equipamento de ponta, luzes de LED sofisticadas e equipamentos que somente alguns milhares de reais podem comprar.


No entanto, a boa notícia é que é possível sim produzir fotos extremamente profissionais se você entender o tipo de equipamento e recursos que tem em mãos e saber tirar o máximo de proveito com o tipo de alimento ou bebida que irá fotografar.


E como você pode fazer isso? Testando, praticando, errando, analisando e corrigindo cada elemento da imagem (luz e sua intensidade/cor/tamanho/direção/posicionamento, composição, direção de arte, comprimento angular) para que possa chegar a um denominador comum e criar sua história na fotografia de alimentos.

Foto tirada utilizando apenas luz natural.

Foto tirada utilizando apenas luz natural.

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page