Search
  • Douglas

Qual o Melhor Ajuste de Câmera na Fotografia de Alimentos?


Fotografar alimentos exige um olhar um pouo mais técnico, artístico e cuidadoso, tanto por parte do fotógrafo quanto do food stylist.


Ambos devem estar em sintonia com o tipo de alimento ou bebida a ser fotografado para que combinem o tipo de luz, a decoração e o ambiente onde estiverem fotografando.

Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.

Por isso, é importante notar que não apenas a lente e a câmera fazem a diferença, mas o próprio alimento deve estar bem apresentado, fresco e "apetitoso"!


No entanto, muitos fotógrafos cometem pequenos erros ao utilizarem a câmera sem o ajuste de fotometria certo. Por mais que o modo Automático em algumas câmera possa lhe trazer bons resultados, é recomendado que se utilize o modo Manual para que você possa ter total controle sobre seus ajustes Ah, e o flash embutido na própria câmera (quando disponível) deve ser evitado em se tratando de fotos de comida!

Ao utilizar o modo Manual para exposição, você terá total controle sobre o ISO, a velocidade do obturador (shutter speed) e a abertura do diafragma. Mas para isso, entenda sua câmera! Faça diversos testes e avalie-as direto na tela do computador e compare-as, pois muitas vezes a percepção que se tem na tela LCD das câmeras digitais podem variar em relação ao que se vê numa tela de computador calibrado.


Confira abaixo algumas dicas básicas sobre os 3 principais ajustes a serem feitos manualmente em sua câmera para melhor aproveitamento:

1 - O diafragma lhe proporcionará uma profundidade de campo maior ou menor (fundo focado ou desfocado);


2 - O shutter speed fará com que a foto saia "borrada" ou não. Pelo fato da maioria das fotografias de alimentos serem estáticas, poderá usar um shutter speed de valor baixo como 1/30, 1/20 e abaixo, desde que esteja utilizando um tripé;


3 - O ISO compensará digitalmente a exposição da foto, ou seja, deixará mais clara ou escura ao compensar com "elementos digitais" a imagem. Recomenda-se valores baixos como 100 ou menor para evitar "ruídos" ou "granulação" na imagem.


Não existe uma ordem exata para regular sua câmera manualmente, mas se preferir, poderá começar com o diafragma escolhendo o quanto de desfoque desejará ao fundo; após, ajuste o ISO para valores baixos conforme dito acima e, em seguida, complete o ajuste da exposição com o shutter speed conforme a necessidade de exposição da imagem.


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

#técnicadefotografia #ISO #shutterspeed #fotografodealimentos #fotodecomida #fotógrafo

© 2021 Picturegraphie    |    São Paulo/SP