top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Como Contar uma História Através da Fotografia de Alimentos

Atualizado: 5 de mar. de 2023


Quando assistimos a um filme ou uma série, notamos que sempre existe uma história com começo, meio e fim bem definidos, certo?


Alguns começam a contar a história com fatos que fecharão a narrativa (fim); outros preferem contar a história de forma cronológica enquanto que alguns fazem com que a história se torne atemporal, criando situações onde o próprio espectador imagine sua própria história na mente.


Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.


Na fotografia de alimentos ou em qualquer outro tipo de fotografia (pessoas, paisagens, momentos, esportiva, de rua, etc.) também existe uma história por trás de cada clique criada pelo olhar do fotógrafo e pelo momento em que a imagem foi captada.

O contexto, o lugar, o momento, as pessoas ou os elementos na foto, a composição, a luz e principalmente o sentimento que aquela imagem representa para algumas pessoas pode transmitir o verdadeiro sentido do que é retratar alimentos em suas mais variadas formas, aspectos e cores.


Toda foto de alimento ou bebida que tenha por objetivo transmitir uma mensagem ou um sentimento precisa ser previamente pensada e planejada, por mais simples que ela seja.


Às vezes, o simples posicionamento de uma única fonte de luz pode mudar todo o contexto e transmitir uma mensagem diferente que cada pessoa irá julgar, opinar ou avaliar de uma forma. Ou seja, existem centenas senão milhares de resultados que pode-se obter ao fotografar um alimento. O importante é contar a história que você, fotógrafo de alimentos, buscar passar.

Contar uma história através de uma única imagem e reunir todos os elementos essenciais para tal e fazê-los com que, ao olhar com atenção, possamos "entrar" na mente de seu criador e perceber o verdadeiro valor que cada elemento representa artisticamente.

Fotografia de Alimentos

Ao visualizar uma foto de alimento, imagine como ela foi concebida; o que está por trás dos elementos na composição da imagem? Qual mensagem, sentimento ou tipo de emoção ela transmite para você? É isso que devemos pensar ao olhar e "comer com os olhos".


Assim como na arte de preparar cada prato no universo da gastronomia, a fotografia de alimentos bem sucedida é alcançada na inspiração, no feeling e na emoção que cada fotógrafo procura transparecer em seu trabalho.


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page