top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Como Deixar sua Fotografia de Alimentos com Aspecto mais Suave

Atualizado: 22 de mai. de 2022


Softbox de LED com difusor.

Para que uma fotografia de alimentos apresente um aspecto real, sem aqueles brilhos indesejáveis de excesso de luz em um determinado ponto do alimento, é preciso tomar cuidado com alguns aspectos importantes na hora de preparar o prato e direcionar corretamente sua iluminação.

Uma técnica muito praticada por fotógrafos é a utilização de difusores (ou modificadores de luz). Estas superfícies finas e leitosas feitas com tecido branco semitransparente colocadas em frente ao ponto de luz principal servem para que, ao iluminar o alimento possa suavizar a cena expandindo a luz e evitando sombras "duras", deixando a área iluminada com um aspecto mais uniforme.


É muito comum a ocorrência de brilhos em excesso em certos alimentos como carnes, sorvetes e molhos caso a luz esteja direcionada ao prato sem o uso de um difusor, ainda mais se houver no alimento a aplicação de óleos ou azeite com o objetivo de criar um aspecto mais fresco ao prato.

Geralmente, difusores são usados com luzes do tipo contínua ou com flashes alocados dentro de softboxes (foto abaixo).


Até mesmo uma folha de papel vegetal branco pode ser usada como difusor. É importante também manter uma distância de aproximadamente 1m entre o alimento e a fonte de luz principal para que a imagem fique ainda mais suavizada. Isso dependerá da potência da lâmpada utilizada ou do flash.

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


bottom of page