A escolha do local apropriado para fotografarmos alimentos e bebidas deve ser planejada antes mesmo de posicionar seu tripé e câmera.
A incidência de luzes ambiente no alimento como iluminação de teto ou reflexos de tonalidades variadas provenientes de paredes ou móveis podem interferir na fotografia e dificultar na hora da correção de cor e outros ajustes.
Ao fazer uso apenas da luz natural, procure posicionar sua estrutura de alimento ou bebida próximos a janelas (de preferência que possuam algum tipo de difusor como uma cortina branca ou de tecido fino para que possam filtrar a incidência da luz natural, suavizando a iluminação na imagem sem pontos de alto contraste.
Na ausência de uma cortina ou um difusor específico para fotografia, você pode posicionar o alimento próximo a janelas e que haja alguma sombra (conforme foto acima) e fazer o ajuste de exposição da imagem adequadamente.
Sempre que desejar utilizar a luz natural como sua fonte de luz principal ao fotografar alimentos evite mantê-los sob a luz direta do sol para que não ocorra em excesso de pontos de brilho tornando a correção na edição complexa. Saiba que, em alguns casos, é praticamente impossível recuperar detalhes na imagem onde haja superexposição por conta de pontos de superexposição.
Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.
Comments