Uma das técnicas de iluminação na fotografia mais utilizadas é através do uso da luz natural.
Fotografar alimentos em espaços abertos ou próximos à janelas sem que haja o uso de qualquer fonte de luz artificial pode deixar o alimento com uma luz suave e equilibrada (preferencialmente fazendo o uso de um difusor).
É importante que você faça o ajuste de balanço de branco adequado em sua câmera equilibrando a temperatura de cor para luz do dia (entre 5200 K e 5600 K).
Mas para utilizar a luz natural é preciso atentar-se à alguns detalhes simples na hora de preparar o ambiente. Procure evitar a incidência de luz direta para que não ocorra em contrastes muito alto (pontos de claridade e sombras bem definidos).
Lembre-se que, para determinados tipos de alimentos, a luz deve ser suave e homogênea!
*Dica 1: para obter uma luz natural suave, aproxime o alimento de uma janela e utilize uma cortina branca leitosa para atuar como um difusor. É importante observar que luzes artificiais do ambiente estejam apagadas para não resultarem em reflexos indesejáveis.
Fotografando sem tripé, você terá uma melhor mobilidade em definir qual o melhor ângulo para o alimento além de escolher um plano mais aberto ou close-up.
A cor predominante do alimento em relação à superfície na qual ele estará poderá resultar em um contraste mais favorável à sua imagem ao utilizar luz natural dependendo da cor de ambos. No entanto, mesmo na mesma superfície, ao utilizar o mesmo alimento, mas com uma direção de arte e ângulo de câmera diferentes, você notará uma mudança significativa no resultado.
*Dica 2: fazer uso de rebatedores na fotografia de alimentos ao utilizar iluminação natural pode ser um grande aliado para eliminar sombras indesejadas ou apenas para suavizar o lado oposto da incidência da luz natural.
Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.
留言