top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Preciso Alugar um Estúdio para Fotografar Alimentos?

Atualizado: 22 de mai. de 2022


No próprio local

Quando olhamos para uma fotografia de alimentos ou de produtos com um olhar mais técnico, conseguimos perceber o ângulo que ela foi tirada, a direção da luz predominante e provavelmente o tipo de lente utilizada.


Porém, raramente é possível notar se a foto foi produzida em estúdio, com total controle da luz e do cenário ou se foi tirada em um estabelecimento comercial como um restaurante, um bar, uma lanchonete ou um espaço onde não há haja o total controle da iluminação.

Escolher o local a ser fotografado nem sempre é uma opção do fotógrafo, algumas vezes por conta do orçamento do cliente ou preferência pela escolha do ambiente.



No entanto, é possível controlar a luz mesmo em locais onde exista a incidência de diferentes fontes de luzes como um bar ou restaurante através do uso de "bandeiras" (placas de diversos tamanhos na cor preta que servem para bloquear qualquer fonte de luz ao redor), seja por cima ou pelas laterais de seu cenário já que nem sempre é possível desligar a iluminação ambiente no momento da sessão fotográfica.


Há também mini-estúdios portáteis em forma de cubo onde você pode montar todo seu cenário e regular a iluminação interna de acordo com sua necessidade. No entanto, é preciso considerar o tamanho de cada cubo conforme o estilo de suas fotografia.

Já em estúdio (foto abaixo), o controle é maior, pois todo equipamento necessário encontra-se disponível no próprio local tornando o trabalho do fotógrafo mais ágil e dinâmico.


Em espaços controlados, é possível alterar e testar diferentes formas de iluminação e composição uma vez que o fotógrafo já está familiarizado com o ambiente e proporcionar o tipo de iluminação ideal para os alimentos e bebidas.


Porém, se seu orçamento não permitir o aluguel de um estúdio apropriado, não se preocupe! É possível obter resultados profissionais mesmo em locais pequenos como em nossa própria casa ou apartamento ou qualquer outro local que não seja um estúdio.


O grande segredo é saber trabalhar sua iluminação (natural ou artificial), alimento/bebida e direção de arte no espaço disponível e com as ferramentas que tiver em mãos.


Foto produzida em estúdio

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page