top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Como Criar o Efeito "splash" na Fotografia de Alimentos

Atualizado: 5 de mar. de 2023


Fotografar belos pratos, bebidas saborosas e prepará-los para darem água na boca ao ver a imagem é uma tarefa que requer treino, olhar crítico e algumas técnicas fotográficas.


Porém, produzir imagens criativas a partir de alimentos simples requer muita paciência, criatividade e imaginação.


Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.


Utilizando estes elementos, aliados a um simples flash ou iluminação contínua adequada e os ajustes certos em sua câmera, pode-se obter resultados interessantes como é o caso da fotografia que chamamos "splash".


É um conceito onde o fotógrafo captura o exato momento em que o alimento (por exemplo, frutas e legumes) é jogado em um recipiente contendo líquido (geralmente água; pode-se utilizar corantes na água para obter resultados mais coloridos) e a imagem é clicada no momento em que há o contato com o líquido.

Na foto abaixo, limões foram "soltos" a uma altura de 10cm do nível da água e clicados assim que as frutas emergiram no líquido (causando o "splash").


Utilizando um fundo escuro, evitamos reflexos indesejáveis por trás dos limões, além de dois spots de 160 LEDs cada com temperatura aproximada de 5600K para criar uma sensação de lateralidade na frutas, iluminando-as por igual.


Ao utilizar iluminação contínua, você consegue ver o resultado antes mesmo do disparo da câmera. Com flashes e/ou speed lights, o resultado será visto apenas quando o mesmo for disparado. Portanto, procure testar qual das opções funcionará melhor para você.


Fotografia de Alimentos | Splash

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


bottom of page