top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Evite Erros Básicos ao Fotografar CARNES

Atualizado: 22 de mai. de 2022


Fotografia de Alimentos

Fotografar carnes, seja vermelha ou branca, requer um pouco de prática, olhar crítico, preparo do ambiente onde será fotografada, uma direção de arte adequada e o ponto certo de preparo do alimento para uma apresentação perfeita.


É importante saber o ponto ideal de cozimento ideal para carnes vermelhas, onde é preciso achar o equilíbrio entre bem e mal passada, para não deixá-la com aspecto nem muito avermelhada ou extremamente ressecada. O aspecto suculento da carne é outro aspecto que deixa o prato ainda mais convidativo e pronto para ser saboreado.

Pode-se variar a fotografia de carnes em basicamente dois aspectos: 1-) cozida, assada, grelhada ou frita, apresentada diretamente no prato como se o cliente estivesse pronto para degustar; ou 2-) partes de uma peça de carne, peixe ou frango que serão exibidos em catálogos ou com o objetivo de ilustrar um livro de receitas, uma peça editorial ou uma apresentação através do portfólio de um produtor ou até exibida em banners em supermercados e outros meios de comunicação visual.

No entanto, é importante observar que, ao fotografar carnes, após alguns minutos após o preparo, o alimento começa a perder consistência, cor e aspecto natural uma vez que suas propriedades naturais não serão mais as mesmas como se estivesse acabado de sair do forno.

É importante definir o ângulo para fotografar, pois carnes no prato costumam variar seu aspecto se tiradas a 45 graus em uma mesa ou pelo alto. Se quiser destacar algum tipo de corte específico e sua textura, ângulos na mesma altura do prato são mais recomendados (na foto acima a câmera está posicionada na mesma linha do espeto).


Se a proposta da imagem for a carne juntamente com guarnições ou outros alimentos de menor destaque e decorados pelo food stylist, busque um ângulo alto e uma profundidade de foco maior (f/4 e acima), onde se possa identificar todos os elementos da foto com clareza (foto abaixo).


A escolha do tipo de iluminação fará toda diferença, pois carnes brancas costumam ter uma apresentação melhor com uma iluminação mais suave e com baixo contraste; já carnes vermelhas podem ser feitas com uma luz mais contrastada e um pouco mais de sombras. Mas, isso não é uma regra! Cabe ao fotógrafo ajustar a tonalidade de cor (balanço de branco) conforme a necessidade do cliente, do projeto e do prato final.

Fotografia de Alimentos

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page