top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Como Fotografar Alimentos Utilizando Fundo Infinito

Atualizado: 22 de mai. de 2022


Fotografia de Alimentos

Quando fotografamos alimentos ou bebidas, é importante preparar o espaço onde fará a composição do prato para suas fotos.


Muitas vezes, o food stylist e/ou o produtor de objetos irá auxiliá-lo a combinar elementos que sejam pertinentes ao assunto da foto, seja na cor, na textura ou no estilo que o fotógrafo precisa criar para o cliente como resultado final.

No entanto, nem sempre queremos produzir uma fotografia muito elaborada em termos de decoração, cores e iluminação ao redor do assunto principal. Um simples fundo infinito (geralmente preto ou branco) pode enfatizar ainda mais seu assunto principal e fazê-lo destacar-se na fotografia por inteiro.

Por esse motivo, em alguns casos, utilizo o fundo infinito portátil da Cloud Dome na cor branca. Por ser portátil, posso levá-lo diretamente ao cliente durante o ensaio fotográfico sem precisar de nenhum tipo de estrutura para montá-lo.


Quando preciso de um cenário rápido e que esteja de acordo com o prato ou com a bebida, basta colocá-lo sobre uma superfície plana e preparar a foto.

Fotografia de Alimentos

Cloud Dome


Geralmente, utilizo este tipo de recurso para objetos pequenos como um prato pronto, uma sobremesa, frutas ou qualquer outro alimento que não exija muito espaço para montagens ou sem muitos objetos decorativos ao redor.


Como nós, fotógrafos de alimentos, utilizamos frequentemente lentes do tipo macro para nos aproximarmos do assunto principal (outros tipos de lentes podem ser usadas também), este tipo de acessório pode economizar tempo e produzir resultados profissionais em poucos minutos.

Fotografia de Alimentos

Canon EOS Rebel T6i + lente Canon 50mm f/1.8 STM

Mesmo sendo no formato de "U", o Cloud Dome pode ser usado estendido em uma superfície plana bastando apenas soltar os 2 prendedores que sustentam a estrutura, podendo fotografar em ângulos vistos de cima (muito populares na fotografia de alimentos, conforme abaixo). Além disso, o Cloud Dome, por ser feito com material rígido, é facilmente lavável e resistente.

Além dos alimentos, fundos infinitos podem servir muito bem para fotografia de bebidas como taças, copos, garrafas ou uma combinação de deles. Fotos com apenas um objeto em um fundo infinito branco são amplamente utilizada em catálogos, cardápios, editorial ou mesmo em livros de gastronomia e receitas como forma de ilustrar e destacar o assunto principal.



Fundos infinitos portáteis são excelentes alternativas para fotógrafos que precisam de uma montagem mais rápida de um cenário artificial, com um custo relativamente baixo para alimentos/bebidas/objetos pequenos e que necessitam dar mais destaque ao assunto principal.

Fotografia de Alimentos

Cloud Dome

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


bottom of page