top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Escolhendo Lentes para Fotografar Alimentos

Atualizado: 22 de mai. de 2022


Fotografia de Alimentos

Atualmente, o mercado de lentes para fotografia está cheio de opções, de fixas, macros e zoom, a fisheye, teleobjetivas, entre outras. São tantas opções que podem confundir fotógrafos iniciantes ou até mesmo os mais experientes na hora da escolha do investimento.


Mas uma lente que chama a atenção e uma das favoritas dos fotógrafos de alimentos e bebidas são as lentes MACRO, ou seja, lentes que possibilitam um close-up do assunto principal, deixando o objeto "mais aproximado".

Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.

Lentes como as 24, 50 e 85mm são muito utilizadas por fotógrafos que preferem uma distância focal fixa. As lentes zoom como as 24-70mm e 18-35mm fornecem mais opções de distância focal sem precisar trocar de lente. Lentes fisheye como a Rokinon 8mm e a Samyang 12mm são bastante usadas em paisagens ou fotografia de rua por terem um ângulo de visão maior (mais aberto) enquanto que as lentes teleobjetivas como as 200, 300mm ou acima são mais indicadas para fotografar objetos à distância.


Porém, as lentes 100mm macro (ou de distância focal similar) são algumas das preferidas pelos fotógrafos de alimentos já que pode-se obter uma imagem mais aproximada do assunto principal dando destaque ao alimento e algum detalhe do alimento que se deseja atingir.


Fotografia de Alimentos

Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.


Exemplos clássicos de fotos de alimentos tiradas com lentes macro são aquelas onde podemos ver com detalhes os morangos em um bolo, gotas de água escorrendo em garrafas de bebida gelada, detalhes de sementes em uma fruta, o granulado em um brigadeiro, a calda de caramelo escorrendo pelo sorvete ou qualquer outro detalhe que ache interessante na composição.


Fotografia de Alimentos

Canon EOS Rebel T6i

Na hora da escolha da lente, tenha em mente o tipo de sensor que sua câmera possui. Sensores podem ser do tipo APS-C como a Canon EOS Rebel T6i ou Full Frame como a Nikon Z5. Assim como a escolha da câmera é importante para o tipo de fotografia que irá realizar, é preciso saber a lente apropriada para determinados tipos de trabalho e aproveitar melhor o seu orçamento.

Câmera: Canon EOS Rebel T6i (APS-C) Câmera: Canon EOS Rebel T6i (APS-C)

Distância sensor-objeto: 65cm aprox. Distância sensor-objeto: 33cm aprox.

Shutter speed: 1/25sec. Shutter speed: 1/13sec.

Íris: f/8. Íris: f/8.

ISO: 200 ISO: 200

Distância focal: 35mm. Distância focal: 55mm.

No entanto, se você possui lentes básicas como a Canon 18-55mm f/3.5-5.6 e não quer investir ainda em lentes mais sofisticadas, poderá obter bons resultados na fotografia de alimentos (conforme exemplos acima).


Porém, lembre-se que, ao usá-la em câmeras com sensor APS-C, a distância focal 18 - 55mm passará a ser 28.8 - 88mm (18mm x 1.6 = 28.8mm e 55mm x 1.6 = 88mm) por conta do fator de corte de 1.6x específico para câmeras com sensor APS-C da Canon.

Fotografia de Alimentos

Canon EOS Rebel T6i + Canon 18-55mm f/3.5-5.6

Por isso, na hora de escolher sua próxima lente para fotografar alimentos e bebidas, considere o tipo de sensor que sua câmera possui, suas necessidades fotográficas, o espaço físico que terá disponível para suas fotos e seu orçamento.


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


bottom of page