top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Conheça Segredos do Food Stylist na Fotografia de Alimentos

Atualizado: 21 de mai. de 2022


O food stylist (também conhecido como diretor de arte ou decorador de alimentos) é o profissional responsável não apenas por decorar pratos e adicionar elementos que compõe a fotografia, mas também em deixar o prato ainda mais apetitoso e atrativo na imagem.


É fundamental que esse profissional trabalhe em parceria com o editor de imagens, fotógrafo e o chef (quando houver).

Alguns destes profissionais optam por decorar os pratos com ingredientes naturais, de acordo com o que está sendo apresentado. Por exemplo, um prato de frutos do mar, poderá decorá-lo com alguns legumes crus ou ao forno, fazer uso de talheres específicos para peixes, utilizar uma paleta de cores adequada ao alimento principal e talvez alguns adereços com motivos marinhos (dependendo da proposta da foto).

Em outros casos, o food stylist faz uso de técnicas artificiais para incrementar o alimento ou bebida, como adicionar espuma de sabonete como forma de aumentar a cremosidade de um capuccino, spray para cabelo para manter massas de sorvete congeladas por um tempo mais prolongado ou colar grãos de gergelim em pães de hambúrguer utilizando pinças para uma boa apresentação. Em bebidas, o uso do gelo artificial de acrílico é amplamente utilizado, pois não causa umidade na parte externa do copo deixando o mesmo transparente para valorizar o conteúdo.

Fotografia de Alimentos

Ingredientes naturais sendo utilizados para compor e ilustrar o prato principal de salmão.

Se você é o seu próprio food stylist na hora de montar suas próprias fotos, é importante manter um pequeno estoque de utensílios variados em cores e formatos como talheres, panos, pratos, copos, fundos, bandejas, etc.


Muitos destes objetos podem ser encontrados em lojas de utensílios usados como brechós ou bazares e em lojas especializadas para artigos domésticos (podendo ser mais caros do que em lojas de "R$1,99").


No entanto, ao contratar um food stylist especializado, pode-se ter a certeza de que, ao conhecer o seu projeto e o tipo de alimento a ser fotografado, ele/ela com certeza terá os acessórios e utensílios adequados ou providenciará para uma determinada sessão de fotos específica.


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page