top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Fotografando Alimentos Conectado ao Computador em TEMPO REAL


Fotógrafo de Alimentos

Se você busca um fluxo de trabalho rápido, dinâmico e que consiga apresentá-lo com mais agilidade ao seu cliente, fotografar conectado diretamente ao seu computador em tempo real é uma das melhores formas de visualizar suas fotos assim que elas são tiradas e poder ajustá-las ao mesmo tempo.


Imagine a seguinte situação: você vai até o cliente, prepara o alimento ou a bebida que será fotografado, ajusta sua câmera e iluminação, faz os ajustes necessários junto ao food stylist/chef, mas quando chega em casa para editá-las percebe que algo saiu errado.


Talvez a composição não tenha ficado como queria, o foco não ficou 100% onde deveria ficar, a luz ficou um pouco "estourada" ou com pontos de sombra indesejáveis ou mesmo o balanço de cor saiu com uma tonalidade diferente da que você havia ajustado.

Fotógrafo de Alimentos

Adobe Lightroom

Em alguns casos, conferir a foto apenas pelo visor da câmera pode confundir o fotógrafo ou dar a impressão de que a foto está como queremos que ela saia no resultado final.


Por isso, utilizar um cabo USB apropriado conectando sua câmera ao seu notebook e visualizar a imagem diretamente em um dos diversos programas de edição de imagens disponíveis no mercado (foto acima) pode salvar seu trabalho de eventuais erros e diminuir o tempo gasto em uma possível pós-produção.

Fotógrafo de Alimentos

Resultado final


Na foto abaixo, conectei a Canon EOS Rebel T6i a um Macbook Pro através de um cabo USB da TetherTools. Ele permite que o fotógrafo consiga conectar a câmera ao programa e efetuar ajustes no programa computador. Uma vez feito o foco na câmera, ajustes como ISO, shutter speed e diafragma podem ser alterados pelo sistema.


E para manter uma conexão ininterrupta sem que ocorra o risco de soltar o cabo por movimentos bruscos na câmera ou mesmo sofrer um esbarrão inesperado e danificar a porta USB de sua câmera ou notebook, você pode fazer uso de um acessório conhecido como Jerkstopper da própria TetherTools.

Fotógrafo de Alimentos

Fotógrafo de Alimentos
Fotógrafo de Alimentos




Além de agilizar sua produção, fotografando conectado deixará não apenas o cliente, mas você e sua equipe mais tranquilos para visualizarem o resultado final do trabalho e fazer os ajustes necessários.


E quem sabe, com um pouco mais de tempo após o término da sessão de fotos, poderá discutir com seu cliente as melhores imagens e agilizar a entrega do trabalho e ter mais tempo para outras tarefas do serviço prestado.


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


bottom of page