Search
  • Douglas

Fotografando Alimentos Conectado ao Computador em TEMPO REAL

Updated: Jan 4


Se você busca um fluxo de trabalho rápido, dinâmico e que consiga apresentá-lo com mais agilidade ao seu cliente, fotografar conectado diretamente ao seu computador em tempo real é uma das melhores formas de visualizar suas fotos assim que elas são tiradas e poder ajustá-las ao mesmo tempo.


Imagine a seguinte situação: você vai até o cliente, prepara o alimento ou a bebida que será fotografado, ajusta sua câmera e iluminação, faz os ajustes necessários junto ao food stylist/chef, mas quando chega em casa para editá-las percebe que algo saiu errado.


Talvez a composição não tenha ficado como queria, o foco não ficou 100% onde deveria ficar, a luz ficou um pouco "estourada" ou com pontos de sombra indesejáveis ou mesmo o balanço de cor saiu com uma tonalidade diferente da que você havia ajustado.

Adobe Lightroom

Em alguns casos, conferir a foto apenas pelo visor da câmera pode confundir o fotógrafo ou dar a impressão de que a foto está como queremos que ela saia no resultado final.


Por isso, utilizar um cabo USB apropriado conectando sua câmera ao seu notebook e visualizar a imagem diretamente em um dos diversos programas de edição de imagens disponíveis no mercado (foto acima) pode salvar seu trabalho de eventuais erros e diminuir o tempo gasto em uma possível pós-produção.

Resultado final


Na foto abaixo, conectei a Canon EOS Rebel T6i a um Macbook Pro através de um cabo USB da TetherTools. Ele permite que o fotógrafo consiga conectar a câmera ao programa e efetuar ajustes no programa computador. Uma vez feito o foco na câmera, ajustes como ISO, shutter speed e diafragma podem ser alterados pelo sistema.


E para manter uma conexão ininterrupta sem que ocorra o risco de soltar o cabo por movimentos bruscos na câmera ou mesmo sofrer um esbarrão inesperado e danificar a porta USB de sua câmera ou notebook, você pode fazer uso de um acessório conhecido como Jerkstopper da própria TetherTools.




Além de agilizar sua produção, fotografando conectado deixará não apenas o cliente, mas você e sua equipe mais tranquilos para visualizarem o resultado final do trabalho e fazer os ajustes necessários.


E quem sabe, com um pouco mais de tempo após o término da sessão de fotos, poderá discutir com seu cliente as melhores imagens e agilizar a entrega do trabalho e ter mais tempo para outras tarefas do serviço prestado.


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


#fotografiadealimentos #fotógrafodealimentos #foodstyling #blogdefotografia

© 2021 Picturegraphie    |    São Paulo/SP