top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Dicas Básicas sobre Fotografia de Alimentos com Smartphone

Atualizado: 22 de mai. de 2022


Fotografia de Alimentos

O uso de smartphones no mundo da fotografia vem se tornando cada vez mais popular. Câmeras com lentes modernas, recursos de controle da imagem e avançados aplicativos para fotos são os ingredientes fundamentais para uma imagem de alta qualidade.


E quando falamos em fotografia de alimentos, devemos nos atentar para alguns detalhes ao fotografar com smartphones para que a imagem saia a mais profissional possível.


Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.

O primeiro e talvez mais importante é: utilize corretamente a luz disponível que tiver. Geralmente, fotografar alimentos e bebidas em locais escuros pode deixar a foto com poucos detalhes, sem cores vibrantes ou com excesso de sombras. Alguns restaurantes possuem um tipo de iluminação alaranjada que pode deixar a foto com um aspecto "artificial", por isso, atente-se para estes detalhes. Caso isso ocorra, precisará corrigir o balanço de branco em seu aplicativo ou programa de edição além de possíveis outros ajustes.


A utilização de iluminação natural do dia através de um material difusor (uma cortina branca, por exemplo) entrando por uma janela é uma das melhores fontes de luzes que se possa usar para esse tipo de fotografia. Ao deixar a luz entre o fundo e a lateral do alimento (e não pela frente), você notará um contraste maior na imagem deixando-a com mais profundidade.

Teste a melhor posição de câmera para fotografar o alimento. Garrafas, latas e outros objetos verticais são melhores vistos com o smartphone na vertical. Pratos ou alimentos colocados em superfícies planas são melhores visualizados na horizontal. No entanto, isso não é uma regra e poderá variar de acordo com o que deseja fotografar e onde irá publicar.


Foto acima: Acervo de Imagens do Wix.

Por fim, procure variar o ângulo e a distância entre câmera e alimento na hora do clique. Você pode posicionar seu smartphone no alto apontando a câmera para baixo, na altura dos olhos como se estivesse olhando diretamente para o alimento na mesa (45 graus) ou apoiado na própria superfície na mesma altura do alimentos (ideal para bolos, pães ou alimentos altos).


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page