top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

A importância do Intervalômetro na Fotografia de Alimentos

Atualizado: 22 de mai. de 2022


Intervalômetro

Quando fotografamos alimentos, bebidas, aquela sobremesa de dar água na boca ou mesmo estabelecimentos como bares e restaurantes, sempre buscamos uma imagem nítida, livre de ruídos (granulação) e devidamente focada.


Devemos buscar a melhor maneira de obter uma foto "limpa" e concentrar os esforços em 3 conceitos básicos: foco, estabilização e nitidez.


Quando precisamos fotografar em locais com pouca ou baixa iluminação, temos que exigir mais dos recursos de nossa câmera. No entanto, para mantermos uma imagem com um nível de ruído baixo, devemos procurar manter o valor do ISO o menor possível (por volta de 100).


Nesses casos, para compensar a deficiência de luz e deixar a imagem com o brilho que precisamos, provavelmente o tempo de exposição (shutter speed) será alto.

E para atingir bons resultados e fazer com que a imagem saia a mais nítida possível, utilizar um intervalômetro conectado diretamente à câmera (foto abaixo) pode ser uma alternativa extremamente simples e eficaz para o fotógrafo.

Intervalômetro conectado à câmera

Ao invés de clicar no botão de disparo localizado no corpo da câmera (foto A), você poderá clicar com o botão externo do intervalômetro (foto B) sem sequer tocar na câmera.


Por mais sensível que seja o toque direto no botão de sua câmera, uma leve trepidação ao soltar o botão poderá interferir em um pequeno movimento, podendo causar uma trepidação na câmera e consequentemente na imagem (às vezes quase que imperceptíveis a olho nú ou através do LCD da câmera).


Dessa forma, ao utilizar um intervalômetro para o disparo do clique, suas foto tem menos chances de sairem tremidas ao utilizar tempos de exposição mais longos.





Botões de disparo








Uma outra vantagem de se usar um intervalômetro é poder, ao mesmo tempo, fazer algum ajuste manualmente no alimento enquanto segura o dispositivo e dispara a máquina, caso esteja trabalhando sem a ajuda de um assistente. Por exemplo, ao fotografar uma fatia de bolo onde pretenda simular um punhado de chocolate granulado caindo sobre ela, você poderá ao mesmo tempo, se posicionar ao lado do prato com o granulado em mãos enquanto segura o intervalômetro conectado à câmera com a outra mão. Assim, além de poder ficar livre para jogar o granulado, saberá que sua câmera não sofrerá nenhuma trepidação.

Por fim, não basta apenas fazer o uso de equipamentos externos à câmera sem ajustar devidamente os elementos mais básicos de fotometria em sua câmera: ISO, diafragma e a velocidade de exposição.


Combinados com a lente ideal e com um ajuste de foco preciso, com certeza suas fotos sairão muito mais apetitosas e livres de trepidações.

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page