top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

Melhore AINDA MAIS sua Fotografia de Alimentos com Rebatedores

Atualizado: 17 de mai. de 2022


Fotografia de Alimentos

Nem sempre o excesso de luminosidade na fotografia de alimentos é a melhor solução para obter resultados profissionais e que não exagerem demais o brilho ou as cores na imagem.


Muitas vezes, o ideal é utilizar rebatedores para complementar a luz principal (seja natural ou artificial) ou reduzir o excesso de sombras no alimento ou bebida.

Mas o que são rebatedores?


São superfícies planas que rebatem e preenchem algum espaço na imagem que não esteja sendo iluminada diretamente por uma fonte de luz. Existem basicamente 3 tipos de rebatedores: branco, prata e dourado. Neste post, vamos falar especificamente sobre o rebatedor dourado.


Rebatedores dourados podem ser usados para acrescentar um tom mais "quente" na foto e controlar a exposição da foto em determinados pontos. São muito utilizados para fotografia de produtos como garrafas de bebidas e alguns drinks criando um aspecto mais "aconchegante" na imagem como um todo.


Placas recortadas de papel laminado dourado


Na foto abaixo, utilizei uma pequena placa de cartolina (pode-se utilizar isopor também) para manter o papel laminado dourado (ou papel de presente dourado) mais rígido e poder apoiá-lo com mais facilidade na superfície.

Fotografia de Alimentos

Rebatedor dourado posicionado lateralmente


E por se tratar de uma imagem com copo de vidro, não foi necessário uma placa grande de papel dourado, pois apenas um leve reflexo do papel foi usado para ressaltar o contorno de um dos lados do copo, dando uma aparência mais volumosa ao objeto.

Fotos COM e SEM o uso do rebatedor dourado

Canon T6i | f/3.5 | ISO100 | @35mm | 1" Canon T6i | f/3.5 | ISO100 | @35mm | 1/2"


No entanto, se você deseja iluminar uma área maior da imagem com a cor dourada, pode utilizar um rebatedor circular como este abaixo. Mas atente-se para não causar pontos de luminosidade em excesso na foto. Procure manter a cor geral da imagem balanceada e evitar brilhos indesejáveis.

Fotografia de Alimentos

Rebatedor circular

É importante testar diferentes posições, tamanhos e a distância entre o rebatedor e o assunto principal da foto para alcançar a intensidade ideal e o aspecto que pretende criar em seu prato, bebida ou produto.


Fotografia de Alimentos

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


bottom of page