Search
  • Douglas

Melhore AINDA MAIS sua Fotografia de Alimentos com Rebatedores


Fotografia de Alimentos

Nem sempre o excesso de luminosidade na fotografia de alimentos é a melhor solução para obter resultados profissionais e que não exagerem demais o brilho ou as cores na imagem.


Muitas vezes, o ideal é utilizar rebatedores para complementar a luz principal (seja natural ou artificial) ou reduzir o excesso de sombras no alimento ou bebida.

Mas o que são rebatedores?


São superfícies planas que rebatem e preenchem algum espaço na imagem que não esteja sendo iluminada diretamente por uma fonte de luz. Existem basicamente 3 tipos de rebatedores: branco, prata e dourado. Neste post, vamos falar especificamente sobre o rebatedor dourado.




Rebatedores dourados podem ser usados para acrescentar um tom mais "quente" na foto e controlar a exposição da foto em determinados pontos. São muito utilizados para fotografia de produtos como garrafas de bebidas e alguns drinks criando um aspecto mais "aconchegante" na imagem como um todo.


Placas recortadas de papel laminado dourado


Fotografia de Alimentos

Rebatedor dourado posicionado lateralmente

Na foto abaixo, utilizei uma pequena placa de cartolina (pode-se utilizar isopor também) para manter o papel laminado dourado (ou papel de presente dourado) mais rígido e poder apoiá-lo com mais facilidade na superfície.


E por se tratar de uma imagem com copo de vidro, não foi necessário uma placa grande de papel dourado, pois apenas um leve reflexo do papel foi usado para ressaltar o contorno de um dos lados do copo, dando uma aparência mais volumosa ao objeto.

Fotos COM e SEM o uso do rebatedor dourado

Canon T6i | f/3.5 | ISO100 | @35mm | 1" Canon T6i | f/3.5 | ISO100 | @35mm | 1/2"


No entanto, se você deseja iluminar uma área maior da imagem com a cor dourada, pode utilizar um rebatedor circular como este abaixo. Mas atente-se para não causar pontos de luminosidade em excesso na foto. Procure manter a cor geral da imagem balanceada e evitar brilhos indesejáveis.

Fotografia de Alimentos

Rebatedor circular

É importante testar diferentes posições, tamanhos e a distância entre o rebatedor e o assunto principal da foto para alcançar a intensidade ideal e o aspecto que pretende criar em seu prato, bebida ou produto.


Fotografia de Alimentos

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


#fotografiadealimentos #estúdiofotográfico #fotógrafo #fotografodealimentos #fotodecomida #foodstylist #técnicadefotografia #blogdefotografia