Buscar
  • Douglas

Aprenda a Fotografar Alimentos com Qualidade sem Gastar Muito

Atualizado: 9 de Dez de 2020


fotografia de alimentos | Canon T6i c/ 18-55mm

Fotografar alimentos, bebidas, sobremesas, produtos e pratos diversos podem levar horas para se alcançar o resultado esperado e com boa aparência.


E tanto o preparo quanto o momento do clique podem exigir habilidades extremamente complicadas do fotógrafo, do cozinheiro, do food stylist ou de qualquer outra pessoa envolvida na produção.

No entanto, alguns alimentos, dependendo de seu objetivo na fotografia (publicidade em TV, blogs, sites, ilustração em slideshows, revistas, etc., podem ser fotografados de forma mais "simples", ou seja, sem a necessidade de uma iluminação complexa ou equipamentos caros.


Em diversas situações, o fotógrafo de alimentos pode fazer o uso da iluminação natural proveniente de uma janela, procurando equilibrar ao máximo o contraste, brilhos e/ou sombras em excesso.


fotografia de alimentos | Canon T6i c/ 18-55mm

E como atingir tais resultados? Praticando e errando bastante!


Mude o ângulo da câmera; posicione o alimento/prato de diversas formas, acrescente um detalhe junto ao prato (por exemplo, um conjunto de talheres, um aparador que combine com as cores do alimento, uma taça de vinho) e use a criatividade. Dessa forma, você ficará surpreso com a variedade de fotos e qualidade de imagem que poderá obter mesmo usando a câmera de seu celular!

fotografia de alimentos | Canon T6i c/ 18-55mm

Não se prenda a câmeras caras ou iluminação sofisticada. Quando começamos a fotografar alimentos, precisamos testar antes para entendermos de fato "o que falta" em termos de equipamento para então avançarmos nas questões técnicas.


Se você tiver apenas o seu celular em mãos, comece com ele. Aproveite a luz natural ou luzes de LED que tenha disponível em casa (um abajour, por exemplo) com temperatura de cor de aproximadamente 5600 K e faça alguns cliques.


Ao elaborar alimentos, utilize o que tiver em casa e prepare da forma que achar mais conveniente. Se precisar dispor de alguns ítens de decoração, faça o mesmo. Utensílios do dia-a-dia que usamos em casa podem muito bem atender às necessidades na hora de "incrementar" a cena.


Juntando todos estes elementos você verá que, mais do que equipamentos e uma direção de arte complexa, o seu olhar como fotógrafo dirá muito mais à você como evoluir aos poucos da fotografia de alimentos.


Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.


#bastidoresgastronomia #fotógrafodealimentos #fotodecomida #fotografodealimentos #técnicadefotografia #blogdefotografia #fotografiadealimentos