top of page
Buscar
  • Foto do escritorDouglas

A Importância do Olhar do Fotógrafo de Alimentos

Atualizado: 22 de mai. de 2022


O fato de termos uma câmera nas mãos, por mais moderna que ela seja, juntamente com uma lente de excelente qualidade e alguns acessórios extras nem sempre será o suficiente para criar imagens de dar água na boca.


Smartphones, tablets ou câmeras digitais compactas também nos dão a chance para criar imagens de qualidade com cores vibrantes capazes de valorizarem a foto deixando-as dignas como as de um livro de receitas profissional.

E é justamente ai que entra o papel do fotógrafo de alimentos (também conhecido como fotógrafo de gastronomia ou de comida)!


O olhar, a forma de preparar o prato e a disposição do(s) alimento(s) (juntamente com o auxílio de um food stylist), a maneira de apresentá-lo através da lente (escolhendo o ângulo e enquadramento ideal) e as cores que combinam com a proposta da fotografia é que formam a combinação perfeita e revelam o verdadeiro sentido do alimento proposto na imagem.

Tornar a imagem "apetitosa" é um dos maiores desafio dos fotógrafos de alimentos. Atingir o grau máximo de perfeição na imagem para apresentá-la ao cliente ou como forma de divulgar o próprio trabalho requer tempo, prática, dedicação, estudo, análise dos alimentos, compreensão do comportamento de cada fonte de iluminação e muito treino.


Lembre-se que errar, refazer até alcançar o resultado desejado faz parte do processo de aprendizado de todo fotógrafo. Para se obter resultados esperados ou até mesmo superar uma expectativa na fotografia de alimentos é fundamental observar seus resultados anteriores e buscar sempre melhorá-los, seja no equipamento de câmera, na iluminação ou na direção de arte. Mas o que vai contar mesmo no final das contas é o seu olhar como fotógrafo, sua sensibilidade de "enxergar" a imagem como um todo na hora do clique e toda sua experiência visual e sensorial.

Fotógrafo de Alimentos

Este post não contém nenhum tipo de afiliação, patrocínio, parceria ou propaganda.

bottom of page